Na grande cidade, ao final de uma 6ª feira

Um rapaz cai de uma mota na rua. O rapaz parece bem, conseguiu saltar da lambreta a tempo de não se magoar mais, a mota voou uns metros com estrondo e ficou imobilizada no meio da dupla faixa de rodagem.  Pessoas aproximam-se para ver melhor, mas ninguém vai lá ao pé, ficam de largo como se estivessem a assistir uma peça de teatro. O garoto meio atordoado fica uns segundos parado, talvez sem força nas pernas, talvez um bocado em choque e ninguém vai ter com ele. O taxista começa a apitar para ele tirar a mota do caminho, os carros atrás apitam por osmose, está tudo com pressa para ir à sua vida, os transeuntes ficam a olhar e só lhes falta baterem palmas como se faz nalguns restaurantes quando o empregado deixa cair uma pilha de copos ao chão. Tem piada para todos, menos para o próprio.

No meio disto, só uma gaja, talvez a menos citadina, talvez a única que foi criada no campo, talvez a que já esteve numa situação semelhante e não gostou, que vai lá e ajuda o rapaz a levantar a mota, a perguntar se está bem, se precisa de alguma coisa, se caiu ao chão, confirmar que nenhum objecto ficou perdido na estrada. Manda o taxista piar fininho e faz-lhe um pirete discreto quando ele começa a levantar cabelo. Levam a mota para a berma e avaliam os estragos. Não lhe chegou a ver a cara porque ele nunca tirou o capacete. Talvez ainda estivesse em choque. Depois de ver que nem um rasgo o rapaz tem nas calças,  e depois de ter chegado outro motard para ajudar, a mulher afasta-se sem receber os obrigados. Afinal não percebe nada de mecânica.

Meus amigos, isto não é suposto ser assim, nós não somos ilhas, mas nesta cidade já não há corações e é tudo normal, mesmo o que não devia ser. E não é bonito ficarem parados a olhar, pelo menos finjam que estão com pressa para ir à vossa vida e desapareçam rapidamente.


1 comentário:

Pedro disse...

Infelizmente cá em portugal são poucos os que ajudam seja no que for, seja acudir uma pessoa ou ajudar a acarretar sacos ou outra coisa qualquer. Eu sempre que posso dou uma ajudinha.
Fiquei emocionado ao ver o vídeo. Sempre tive em conta o povo russo maus condutor, agressivos e sem carácter mas neste vídeo mostra como estava enganado =)
Mas há muito mal por essas estradas fora tal é que a razão para que se vejam tantos videos destes com camara dentro do carro é porque em caso de acidente a policia nada ou pouco faz e culpa sempre os mais fracos pois são facilmente influenciados ($$$) e assim é uma prova em caso de acidente.