sobre emprestar dinheiro

Confesso que sou um bocado egoísta neste aspecto. No entanto, tudo o que nos acontece, acontece por uma razão, inclusive os maus traços da nossa personalidade, e a verdade é que, das 20 pessoas a quem emprestei dinheiro algum dia, apenas umas 7 o devolveram. Senti-me ingénua nos restantes 13 casos em ocorreu "darem-me a boca" e hoje em dia sempre que um conhecido começa com o blábláblá de "estou aflita/o, preciso de pedir emprestado x  €uros", eu mudo automaticamente de conversa com um verbete qualquer como: "precisas tu e mais uns quantos milhões de pessoas". Fico fria e à espera que tal conhecido não me faça uma pergunta directa, porque já sei que isso vai ferir a suposta amizade futura. 

E se ponho a negrito a palavra conhecidos é porque os meus verdadeiros amigos não me pedem dinheiro emprestado.

Excluo do caso acima qualquer empréstimo temporário e casual ao estilo "a puta da máquina não tem dinheiro".