vou recorrer ao google tradutor para escrever um mail em francês

ok, tem palavras técnicas, sim? et je parle trés bien le français ça va merci beaucoup

(era eu chavalita de 6 anos e fiz amizade de verão com uma garota da minha idade. A minha mãe diz que , embora ela não falasse nem percebesse patavina de português e eu idem em relação ao francês, entendíamo-nos na perfeição:

eu dizia-lhe (devagarinho)
- Vou ao ca-fé com a mi-nha m-ae com-prar um gela-do (e fazia a mímica toda, apontava mãe, café e lambia um gelado imaginário)

de seguida proferia a única palavra em francês que ambas conheciamos e perguntava-lhe com a cabeça:

- (tu) compris?

e ela acenava que sim e dava-me a mão. Dela só me lembro vagamente do sorriso desdentado e de uma candura doce e terna (porque supérflua? perdida na memória?)

vou experimentar o tradutor, ah?

Sem comentários: